Projeto SER – Saber Étnico Racial – Tem por finalidade promover o conhecimento, contribuir de modo significativo para implementação e efetivação da Lei 10.639/2003, assim como no combate a discriminação e ao racismo através de práticas e ações positivas que venham corroborar na promoção da igualdade racial.
A Feira Cultural é um evento que é realizado todos os anos com a finalidade de ampliar os conhecimentos, desenvolver o raciocínio e a oralidade dos participantes.
A Feira Cultural tem como objetivo promover o conhecimento, unindo o lazer, entretenimento e experiências ao aprender, desenvolvendo a capacidade de questionamento e de investigação, fazendo-os ter interesse pelas realidades de nossa região e do mundo, através de temas transversais, enfrentando com confiança situações novas.
Um dos trabalhos apresentados na mostra teve como base a MPB, utilizando o material MPB nas escolas, os alunos criaram uma linha do tempo onde contaram a história da MPB. O Traba lho foi realizado pelas turmas 901, 902 e 903.
O curso envolve o uso de computadores e o professor terá oportunidades de utilizar os programas em exercícios e atividades práticas. As diferentes atividades de aprendizagem voltadas ao professor incluem instrução direta, discussão, trabalho em grupo, auto-reflexão e trabalho individual nas atividades do curso e nos planos de ação.
OBJETIVOS
Auxiliar os professores em sala de aula a adquirir habilidades tecnológicas básicas.Oferecendo uma introdução ao desenvolvimento das abordagens de ensino e aprendizado do século XXI, o curso:
Apresenta abordagens do século XXI tais como: ensino centrado no aluno, pensamento crítico e colaboração;
Apresenta habilidades tecnológicas de maneira prática, o que resulta na criação de ferramentas e documentos que possivelmente ajudarão no aumento da eficiência do professor;
Inclui o desenvolvimento de um plano de ação individual que detalha como as novas habilidades e abordagens serão aplicadas, a fim de melhorar a prática e o desempenho profissional do professor com o tempo;
No dia 10/09/2010 iniciamos a capacitação do projeto MPB nas escolas,que tem parceria da Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC) e do Instituto Ricardo Cravo Albim pretende mostrar aos estudantes como os compositores da música brasileira influenciaram na formação da identidade cultural dos brasileiros. O programa atende à Lei 11.769, que prevê o ensino de música na educação básica a partir de 2011.
Na capacitação nossos professores estão conhecendo o material do projeto, e através de oficinas fazendo sugestões de atividades para ser trabalhado o tema em sala de aula.
A OJE é um projeto inovador que busca através de uma dinâmica de competição no mundo digital o aprimoramento dos processos de raciocínio, a produção de sentidos nos alunos e o estímulo ao trabalho coletivo e colaborativo dos participantes (que envolve alunos e professores), com o objetivo de motivá-los mais adequadamente para as atividades tipicamente escolares e instrumentalizá-los de maneira complementar na obtenção de melhores resultados curriculares. É um excelente aproveitamento educacional a partir de jogos digitais.
Nossa escola teve participação garantida com 10 equipes, sendo 6 do Ensino Médio e 4 do Ensino Fundamental.
PROJETO "TÁ LIMPO"
VISITAÇÃO AO CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL E IGREJA DA CANDELÁRIA
Cumprindo o cronograma de atividades do projeto de Língua Portuguesa do PDE/MEC, os alunos do 7º e 9º Anos do E.F, participaram em 2010 de Oficinas oferecidas pelo Centro Cultural Banco do Brasil, foi um da muito enriquecedor e lúdico. Finalizando aproveitamos para levá-los para conhecer a Igreja da Candelária uma das mais belas Igrejas do Rio de Janeiro.
Em abril de 2010, nossos professores receberam a CAPACITAÇÃO DOCENTE ON LINE do Conexão Educação. O treinamento aconteceu para os professores dos três turnos da escola.
Durante o treinamento, os docentes aprenderam como lançar instrumentos de avaliação e notas neste novo sistema adotado pela SEEDUC RJ.
O C. E. Presidente Costa e Silva participou da campanha de solidariedade às vítimas das enchentes do Morro do Bumba em Niteró. Foram desenvolvidas várias atividades com o objetivo de arrecadar alimentos para serem distribuídos às famílias que perderam tudo na tragédia, uma das atividades foi o Cinema Solidário em a entrada foi 1 kg de alimento não perecível.
Promovido pela Coordenadoria Regional Metropolitana I, o projeto envolve cerca de 120 escolas e tem como objetivo motivar Diretores, Professores, Servidores e Funcionários e, em especial, os Alunos a participarem da campanha de arrecadação de itens essenciais aos desabrigados.