1ª Reunião Pedagógica - 2012



Conselho de Classe - 1º Bimestre




Alguns acontecimentos do ano de 2011


Formatura do Projeto Autonomia


Parceria em 2010 com a Universidade Rural


SET-2010
Alunos da rede são promessa nas Paraolimpíadas Escolares 2010

Por Fernanda Valles

As Paraolimpíadas Escolares, maior evento paradesportivo do mundo para jovens, está reunindo na cidade de São Paulo 95 estudantes fluminenses. Quinze alunos do Ensino Fundamental e Médio da rede estadual de ensino disputam medalhas. De 08.09 a 11.09, 22 delegações e cerca de 1.200 participantes, de 12 a 19 anos, irão competir em dez modalidades esportivas. Nesta terça (7.09), foi realizada a Cerimônia de Abertura Oficial do Evento.

O dia começou cedo para os atletas paraolímpicos. Pela manhã, os alunos passaram por uma classificação oftalmológica e funcional. O objetivo é selecionar os jovens por categoria ou classe. Para atletas com algum tipo de dificuldade visual, por exemplo, as classes são: B1 (cego), B2 (percepção de vulto) e B3 (definição de imagem).

Na parte da tarde, o grupo seguiu para o Hotel Holyday Inn, onde às 17 horas, ocorreu a cerimônia de abertura das Paraolimpíadas Escolares 2010. O clima entre as delegações era de amizade e confraternização, além de esperança no futuro. Muitos dos atletas e estudantes que estão participando do evento estarão em idade de competir nas Paraolimpíadas de 2016, que será realizada no Rio de Janeiro.

- Faltam exatamente seis anos para as Parolimpíadas de 2016. Tenho certeza que muitos de vocês estarão lá nos enchendo de orgulho, disse presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Andrew Parson.

Idalina Machado, professora de Educação Física da Escola Estadual Dr. Luiz Palmier, em São Gonçalo, e treinadora da equipe de natação paraolímpica, tem convicção que muitos de seus alunos sairão da competição com medalhas.


Jonas Henrique, Jonathan Nascimento e Idalina Machado

- Existem aqui jovens com muito potencial. A gente pode estar formando futuros campeões, disse.

Para Raquel Coutinho, professora do Colégio Estadual Presidente Costa e Silva, em Nova Iguaçu, e treinadora da equipe de judô paraolímpica, o esporte ajuda o aluno com deficiência a ter noções de equilíbrio, espaço e do próprio corpo.

- Além do respeito e disciplina, que também é comum a todos os praticantes do esporte, afirmou.








As dez modalidades disputadas incluem duas novidades: tênis em cadeira de rodas e voleibol sentado; além de atletismo, futebol para cegos, futebol para paralisados cerebrais, judô, goalball, bocha, tênis de mesa e tênis em cadeiras de rodas. As competições acontecerão em diferentes locais. Sete delas serão realizadas no Clube Espéria, duas no Anhembi e uma no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa da Prefeitura do Município de São Paulo.

O evento foi organizado pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB). A delegação carioca foi chefiada por Ricardo de Souza, da Suderj.

Com a palavra, os atletas da rede estadual:

Gustavo Barbosa, C.E. Frederico Azevedo (São Gonçalo) – “Já é o segundo ano que estou competindo tênis de mesa. Estive ano passado em Brasília, e ganhei uma medalha de ouro. Ainda tenho 13 anos, ou seja, até os 19 ainda tenho muito treinamento pela frente”.


Gustavo Barbosa com sua mãe Ana Rosa

Mateus Oliveira, C.E. Jardim Meriti (São João de Meriti) – “Jogo vôlei sentado e também pratico natação. Umas das melhores coisas das Paraolimpíadas é encontrar os amigos”

Bruno Marins, CIEP Brizolão 246 - Professora Adalgisa Cabral de Faria (São Gonçalo) – “Luto judô. Espero conhecer pessoas e ganhar medalhas”.

Adriel de Souza, Ciep 196 – São Teodoro (Nova Iguaçu) – “Estou feliz em estar aqui. São 13 anos que pratico natação, desde que tinha um ano de idade”.

Taynara Barbosa, C.E. Visconde de Cairu (Méier) – “Comecei a praticar judô através do meu irmão. É a minha segunda vez nas Paraolimpíadas Escolares, espero encontrar os amigos que fiz no ano passado”.

Ariana da Silva, C.E.S. Instituto Benjamin Constant (Urca) – “O goalball, que pratico há três anos, é muito interessante. Sou goleira do time e já participei de campeonatos nacionais e internacionais”.


Bruno Fernandes e Ariana da Silva

Bruno Fernandes, C.E.S. Instituto Benjamin Constant (Urca) – “Luto judô e quero sair daqui com uma medalha. Uma só não, várias”.

Adriano dos Santos, C.E. Leopoldo Fróes (Niterói) – “Já é o segundo ano que participo das Paraolimpíadas Escolares. Pratico tênis de mesa duas vezes por semana e adoro”.

Marcelo Cardoso, C.E. Brigadeiro Schorcht (Taquara) – “Sou nadador e no ano passado saí com seis medalhas. Sempre digo para as pessoas quem têm vergonha de fazer esportes: parem de bobagem e vão atrás de seus objetivos”.

Fabio da Silva, C.E. José Augusto Domingues (São Gonçalo) – “Pratico esportes desde os oito anos. Já competi futebol na categoria convencional, e há dois anos estou competindo na modalidade paraolímpica. Já viajei muito, ano passado fui à Colômbia e ano que vem irei à Argentina”.

Lucas Juvêncio, Ciep 409- Alaide de Figueredo (São Gonçalo) – “Nado há três anos, e estou começando no vôlei. Me destaquei nos dois esportes”.

Jean Henrique Fernandes, C.E. Sargento Wolff (Belford Roxo) – “Competi natação por sete anos pelo Rio Grande do Norte, mas sou carioca. Agora voltei a morar no Rio e estou competindo volei pelo meu estado”.

Natalia Brandão, Liceu Nilo Peçanha (Niterói) – “Comecei a praticar bocha em 2006. Minha expectativa é a melhor possível. Em 2010, disputei o Regional, me classifiquei para o Brasileiro e ainda vou disputar a Copa do Brasil”.


Natália Brandão com sua mãe Maria de Lourdes

Jonas Henrique Rodrigues, E.E. Dr. Luiz Palmier (São Gonçalo) – “Nado desde os seis anos. É a primeira vez que estou viajando competindo e estou achando excelente”.



Roberto de Araújo Ribeiro, C.E.S. Instituto Benjamin Constant (Urca) – “Já participei da competição de judô das Paraolimpíadas no ano passado, e ganhei medalha de ouro na categoria de até 73 kg".


| | edit post

Um pouco sobre nós

Olá, Bem-Vindo!

Este é o Blog do C. E. Presidente Costa e Silva, localizado em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro - aqui é um espaço reservado para postagens das atividades que realizadas na escola.
Rua Alexandre Fleming s/n - Vila Nova, Nova Iguaçu.
Tel:(21) 2797-2114
e-mail: cepcs250@oi.com.br

Um abraço,
CEPCS

Parceiros

SEEDUC
Conexão Professor
Conexão Aluno
E-Mail Institucional
Docente on Line
Blogs Educativos




Raquel rfc
Vivência Pedagógica
Vivência Pedagógica
Educa Rede
Photobucket

Seguidores